Prazo para pedir isenção da taxa do Enem 2025 termina nesta sexta-feira (2)

Candidatos devem enviar o pedido até 23h59 na Página do Participante; prazo também vale para justificar ausência no Enem 2024 e manter direito à gratuidade.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
4 minuto(s) de leitura
- PUBLICIDADE -

Os candidatos interessados em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 sem pagar a taxa de inscrição têm até as 23h59 desta sexta-feira, 2 de maio, para solicitar a isenção. O prazo foi prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 25 de abril e também vale para participantes do Enem 2024 que faltaram às provas e desejam realizar o exame novamente de forma gratuita.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os pedidos devem ser feitos exclusivamente pela internet, por meio da Página do Participante do Enem, utilizando login e senha da plataforma Gov.br, portal único de serviços digitais do governo federal.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Quem tem direito à isenção

De acordo com o MEC, têm direito à isenção da taxa de inscrição os seguintes grupos:

  • Estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio em 2025, em escolas públicas;
  • Pessoas que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escolas privadas;
  • Candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, pertencentes a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico);
  • Participantes do programa federal Pé-de-Meia.

Justificativa de ausência no Enem 2024

Participantes do Enem 2024 que tiveram isenção da taxa de inscrição e não compareceram aos dias de prova também devem respeitar o prazo desta sexta-feira para apresentar justificativa de ausência, caso queiram solicitar novamente a gratuidade para o Enem 2025.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, esclarece que as justificativas devem ser inseridas na Página do Participante e estar acompanhadas de documentação comprobatória, conforme previsto em edital.

Entre as situações aceitas como justificativa estão:

  • Assalto ou furto;
  • Acidente de trânsito;
  • Morte na família;
  • Maternidade ou paternidade;
  • Mudança de domicílio para acompanhar familiar;
  • Privação de liberdade;
  • Internação, emergência ou repouso médico/odontológico;
  • Trabalho ou atividade escolar no dia da prova.

As ocorrências devem ter sido registradas nas datas de aplicação regular do Enem 2024 (3 e 10 de novembro) ou nas datas de reaplicação (10 e 11 de dezembro de 2024).

Próximas etapas

O resultado das solicitações de isenção e das justificativas de ausência será divulgado em 12 de maio. Candidatos que tiverem o pedido negado poderão apresentar recurso entre os dias 12 e 16 de maio. O resultado final dos recursos sairá no dia 22 de maio.

Mesmo com a isenção concedida, o estudante deverá realizar a inscrição no Enem 2025 dentro do prazo que será divulgado em edital próprio. A gratuidade não garante automaticamente a participação no exame.

Caso o pedido de isenção ou a justificativa de ausência seja indeferido, o participante poderá se inscrever normalmente, mas deverá pagar a taxa de inscrição dentro do prazo que será definido futuramente.

O valor da taxa para o Enem 2025 ainda não foi anunciado. Na edição anterior, em 2024, o valor foi de R$ 85. Do total de 4,3 milhões de inscritos confirmados no último exame, 63,6% obtiveram a isenção do pagamento.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -
Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!