Uma lei publicada nesta segunda-feira (15) no Diário Oficial da União institui o Agosto Branco, campanha anual voltada à conscientização da população sobre o câncer de pulmão. A iniciativa prevê a realização de ações de esclarecimento sobre sintomas em todas as fases da doença, prognóstico, tratamento e divulgação dos serviços de referência do Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento aos pacientes.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pulmão é a quarta neoplasia mais incidente no Brasil. As atividades da campanha serão conduzidas pelas instâncias gestoras do SUS, em cooperação com entidades civis, conselhos profissionais, associações e instituições de ensino.
Tabagismo como principal fator de risco
O tabagismo é responsável por cerca de 80% das mortes por câncer de pulmão no país, segundo estudo da Fundação do Câncer. Desde 1986, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto, já marca o calendário de ações de conscientização sobre os riscos do cigarro, considerado uma doença crônica causada pela dependência da nicotina.
O Inca reforça que parar de fumar traz benefícios em qualquer fase da vida, mesmo para quem já apresenta doenças relacionadas ao tabagismo, como enfisema, derrame ou câncer.
Veja também
Benefícios ao parar de fumar
- Após 20 minutos, a pressão arterial e a pulsação voltam ao normal;
- Após duas horas, não há mais nicotina circulando no sangue;
- Após oito horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
- Entre 12 e 24 horas, os pulmões já funcionam melhor;
- Após dois dias, o olfato melhora e o paladar volta a perceber melhor os sabores;
- Após três semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação sanguínea melhora;
- Em um ano, o risco de morte por infarto cai pela metade;
- Em 10 anos, o risco de sofrer infarto se iguala ao de quem nunca fumou.
Tratamento gratuito pelo SUS
Quem deseja parar de fumar pode buscar auxílio gratuito no Sistema Único de Saúde, que oferece tratamento especializado contra o tabagismo. As orientações podem ser obtidas junto às coordenações de controle do tabagismo das secretarias estaduais ou municipais de Saúde.