A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) anunciou que, a partir do dia 5 de novembro de 2025, passará a aplicar um reajuste de 9,73% nas tarifas de água e esgoto em todos os municípios cearenses atendidos pela empresa. A medida foi aprovada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce) na última quinta-feira (2), após deliberação do Conselho da agência.
De acordo com a Cagece, o reajuste será linear, ou seja, valerá para todas as categorias de consumo — residencial, comercial e industrial. Com a nova tarifa, o valor médio dos serviços de água e esgoto passará para R$ 6,90 por metro cúbico.
Veja também
A companhia informou que a revisão extraordinária foi necessária para compensar custos operacionais e de manutenção acumulados ao longo de 2024, além de garantir o equilíbrio econômico-financeiro da empresa. O objetivo é assegurar a sustentabilidade das operações e a continuidade dos investimentos voltados à expansão e melhoria dos sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário em todo o estado.
A Cagece destacou ainda que a revisão segue o planejamento estratégico da empresa e está em conformidade com as metas de universalização, qualidade e continuidade dos serviços públicos estabelecidas nos contratos firmados com os municípios cearenses.
Segundo a Arce, o reajuste considera critérios técnicos e regulatórios que visam preservar a capacidade da companhia de manter e aprimorar os serviços oferecidos à população, sem comprometer a execução de obras e melhorias no sistema de saneamento básico do Ceará.