Agressão a jornalistas na Cúpula de Presidentes Sul-Americanos gera repúdio e cobranças de responsabilização

Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Secretaria de Imprensa da Presidência da República (Secom) condenam agressões e prometem apurar responsabilidades

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 Min Read
- PUBLICIDADE -

Nesta terça-feira (30), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Secretaria de Imprensa da Presidência da República (Secom) divulgaram notas repudiando as agressões sofridas por jornalistas ao final da Cúpula de Presidentes Sul-Americanos, realizada no Palácio Itamaraty.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Após o evento, ocorreu um tumulto quando alguns presidentes pararam para conceder entrevistas à imprensa. A situação se agravou no momento em que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, passou pelo local, resultando em agressões por parte dos agentes de segurança contra profissionais de imprensa. Uma das jornalistas agredidas foi Delis Ortiz, repórter da TV Globo.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O Ministério das Relações Exteriores emitiu uma nota em que lamenta o incidente e informa que serão tomadas providências para apurar as responsabilidades. Por sua vez, a Secretaria de Imprensa da Presidência da República afirmou, também por meio de nota, sua solidariedade à jornalista Delis Ortiz e repudiou todas as formas de agressão contra jornalistas, prometendo tomar todas as medidas necessárias para que episódios como esse jamais se repitam.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) expressou seu lamento pelos incidentes ocorridos e exigiu que os órgãos governamentais investiguem quaisquer abusos cometidos contra os profissionais da imprensa. Além disso, o sindicato também cobrou a disponibilização de infraestrutura adequada, como um púlpito, para o exercício do trabalho dos jornalistas em eventos dessa magnitude.

A Rede Globo, empresa em que a jornalista Delis Ortiz trabalha, repudiou veementemente o ato de violência e aguarda a adoção de providências e punição aos responsáveis.

As agressões contra os jornalistas na Cúpula de Presidentes Sul-Americanos despertaram preocupação e indignação por parte das entidades governamentais, sindicato e da própria emissora de TV. A cobrança pela responsabilização dos envolvidos e a garantia de segurança e condições adequadas para a imprensa em eventos futuros são questões essenciais que merecem atenção e ação imediata das autoridades competentes.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!