Imagens aéreas registradas nesta sexta-feira (7) mostram bairros inteiros de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, destruídos após um tornado atingir a região Centro-Sul do estado. Segundo a Defesa Civil, 90% da área urbana sofreu algum tipo de dano, resultando em seis mortos, duas pessoas desaparecidas e 432 feridas.
O fenômeno foi classificado como tornado de categoria F3, com ventos que alcançaram 250 quilômetros por hora, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
O governador Ratinho Junior afirmou que estuda decretar estado de emergência para agilizar a reconstrução das áreas afetadas. “Em Rio Bonito do Iguaçu, praticamente as pessoas hoje não têm mais onde dormir. Desde ontem à noite já estamos preparando alojamentos”, disse.
Veja também
O governador destacou a intensidade do tornado: “Nos últimos 30, 40 anos não se tinha visto um tornado com essa força. Difícil alguma casa ou prédio comercial ficar de pé. Silos gigantescos, postos de gasolina, tudo foi ao chão. Foi uma catástrofe sem muito precedente na história do Paraná”.
Equipes do governo federal foram enviadas à região para apoiar as vítimas e auxiliar na reconstrução. Os danos atingiram infraestrutura, malha viária e rede elétrica, deixando parte da população sem energia elétrica.
O hospital de Laranjeiras do Sul, cidade próxima, ficou sobrecarregado e atendeu mais de 200 pessoas, sendo que nove pacientes estão com ferimentos graves. Autoridades continuam acompanhando a situação e prestando assistência às famílias afetadas pelo desastre.



