25.1 C
Itapipoca

Nós Itapipoca

Ceará recebe novo lote com mais de 150 mil doses de vacina da AstraZeneca

A nova remessa vai permitir que os municípios cearenses continuem avançando na imunização da população contra a Covid-19.

Publicidade
Publicidade

mais lidas

A nova remessa com 151.000 doses da Oxford/AstraZeneca/Fiocruz, que chegou ao Ceará no fim da manhã desta quarta-feira (9), vai permitir que os municípios cearenses continuem avançando na imunização da população contra a Covid-19. Ontem, o Ceará recebeu mais de 97 mil doses da vacina da Pfizer/BioNtech.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O governador Camilo Santana destacou, via redes sociais, a chegada do novo lote. “151 mil doses de vacinas AstraZeneca chegaram há pouco ao estado. O lote já está sendo conferido e organizado em nossa Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, da Sesa, para envio aos municípios cearenses o mais rápido possível. Salvar vidas é nossa prioridade!”.

Enviados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde (MS), os imunizantes já estão na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). De lá, serão distribuídos, conforme proporção e demanda, em até 24 horas, para dar continuidade à vacinação contra a doença em todo território cearense.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O repasse das remessas segue a logística que o Governo do Estado estruturou, por meio da Ceadim/Sesa, para garantir que os imunobiológicos sejam distribuídos às 22 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADSs) e, depois, aos municípios. Com rotas aéreas e terrestres, o transporte ágil e seguro conta com o apoio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). As prefeituras municipais são responsáveis por aplicar as vacinas distribuídas pelo Estado.

Vacinômetro da Sesa contabiliza que mais de 3 milhões de doses de vacinas foram aplicadas em todo o Ceará, até às 17 horas do dia 7 de junho. E mais de um milhão de cearenses já completaram o ciclo vacinal com as duas doses. Isso faz o Ceará ser proporcionalmente 1° estado do Nordeste e o 4° do Brasil que mais aplicou a segunda dose de vacinas contra a Covid-19 na população (11,84%), segundo levantamento feito pelo Consórcio de Veículos de Imprensa junto a secretarias de Saúde, divulgado nessa terça-feira (8).

Com o recebimento deste 33º lote, são agora 4.250.300 imunobiológicos destinados ao Ceará. Sobre a diferença entre doses recebidas e aplicadas, a Sesa informa que é decorrente de diversos fatores, como a guarda de segundas doses até a data de aplicação (até três meses após a primeira) e a reserva técnica de cerca de 10% do total recebido para suprir para eventuais ocorrências que comprometam a disponibilidade dos imunizantes.

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

últimas notícias

Publicidade
Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!