Ceará é o terceiro estado do Nordeste que mais gerou empregos formais em agosto

Em todo Nordeste foram abertas mais de 66 mil novas vagas. Apenas entre janeiro e agosto, país registra saldo positivo de mais de 1,8 milhão de novos empregos.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 Min Read
- PUBLICIDADE -

O Ceará, com 8.713 vagas, é o terceiro estado do Nordeste que mais abriu postos formais de trabalho em agosto, ficando atrás apenas da Bahia (17.416 novos postos) e de Pernambuco (15.119).

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os dados foram divulgados, nesta quinta-feira (29), pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), criado como registro permanente de admissões e dispensa de empregados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Com os novos postos abertos, o estoque de empregos formais no Ceará supera 1,2 milhão de vagas. O setor de serviços, com 3.005 postos, foi o que mais abriu vagas no estado em agosto.

Do ponto de vista regional, o Nordeste notabilizou-se como o grande destaque de agosto, tendo apresentado um crescimento de quase um por cento (0,96%) da força de trabalho, o maior crescimento relativo entre as cinco regiões brasileiras. Somados, os nove estados nordestinos foram responsáveis por 66.009 novos empregos em agosto.

Entre os estados, São Paulo lidera lista, tendo registrado 74.973 novos postos. Além da Bahia e Pernambuco, quatro estados fecharam o mês de agosto tendo criado mais de dez mil novos empregos: Rio de Janeiro (30.838), Minas Gerais (27.381), Paraná (15.118) e Santa Catarina (10.223).

Recorde absoluto

Com a geração dos mais de 278 mil novos postos, o país superou a marca de 42,5 milhões de empregos formais, o maior número já registrado no Novo Caged. Apenas entre janeiro e agosto deste ano, o saldo de empregos gerados alcança a marca de 1.853.298. Se forem considerados os últimos 12 meses, o total de novos postos formais abertos chega a 2.455.662.

Os dados de agosto demonstram, ainda, que somente no intervalo de julho de 2020 a agosto de 2022 — considerado o período de retomada do emprego formal — o país registrou um saldo positivo de 5.836.476 postos de trabalho.

O Caged serve como base para a elaboração de estudos, pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho e, desta forma, subsidia a tomada de decisões para ações governamentais.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!