Presidente Lula participará da Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global em Paris

Emmanuel Macron destaca presença de Lula no evento e ressalta importância da cooperação internacional para uma economia verde e inclusiva

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 minuto(s) de leitura
- PUBLICIDADE -

No último sábado (3), o presidente francês, Emmanuel Macron, utilizou as redes sociais para ressaltar a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global, que ocorrerá nos dias 22 e 23 de junho, em Paris. O evento abordará temas como a reforma dos bancos multilaterais de desenvolvimento, o financiamento de tecnologias verdes, a criação de novos impostos internacionais, além de discutir instrumentos de financiamento e direitos especiais de desenho.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A presença de Lula na cúpula, que reunirá diversos líderes mundiais, foi elogiada por Macron, que também anunciou um encontro bilateral com o ex-presidente brasileiro. “Muito bom tê-lo conosco, querido Presidente @LulaOficial. Até daqui a 19 dias!”, escreveu Macron em um tuíte.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O presidente francês defende a necessidade de uma economia verde que não deixe ninguém para trás e afirmou que, juntos, é possível criar um novo pacto financeiro. Lula respondeu ao tuíte de Macron agradecendo o convite e destacou que o Brasil tem buscado se reintegrar ao mundo, construindo parcerias com base na cooperação e no desenvolvimento sustentável, o que reflete a agenda que será discutida durante a cúpula.

Essa não é a primeira vez que Macron defende a formação de um novo pacto financeiro global. Durante a reunião do G7, em maio, o presidente francês já havia ressaltado a importância dessa iniciativa para combater a pobreza e fortalecer a luta contra as mudanças climáticas. A proposta, inicialmente lançada pela França durante a COP 27, no Egito, no ano passado, tem como objetivo promover a reforma do sistema financeiro global, de forma a enfrentar os desafios impostos pelo aquecimento global.

Com a participação de líderes mundiais e a contribuição de Lula, a Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global promete ser um importante marco para a discussão de soluções globais voltadas para o desenvolvimento sustentável e a promoção de uma economia verde e inclusiva.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -
Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!