Produção de petróleo e gás natural na região do pré-sal atinge 77,8% do total brasileiro em maio

Boletim da ANP revela aumento de 5,9% na produção em relação a abril e de 12,7% em relação ao mesmo mês do ano passado

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 Min Read
- PUBLICIDADE -

O Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural de maio, divulgado nesta terça-feira (4) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), revela que a produção na região do pré-sal alcançou 3,196 milhões de barris de óleo equivalente por dia. Esse total corresponde a 77,8% da produção brasileira. Foram produzidos 2,510 milhões de barris diários de petróleo e 109,16 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d) de gás natural, em 144 poços. O aumento registrado foi de 5,9% em relação a abril deste ano e de 12,7% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

De acordo com a ANP, variações na produção são esperadas e podem ocorrer devido a fatores como paradas programadas de unidades de produção para manutenção, entrada em operação de poços, parada de poços para manutenção ou limpeza, e início de comissionamento de novas unidades de produção. A agência considera essas ações como parte da operação estável e contínua, buscando aumentar a produção ao longo do tempo.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Em maio de 2023, a produção total no país foi de 4,110 milhões de barris de óleo equivalente por dia, sendo 3,201 milhões de barris de petróleo e 144,410 milhões de metros cúbicos de gás natural. Houve um aumento de 1,9% na produção de petróleo em comparação com o mês anterior e de 11,2% em relação a maio de 2022. Já a produção de gás natural aumentou 2% em relação a abril de 2023 e 9,6% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Destaque para os campos marítimos, que responderam por 97,7% da produção de petróleo e 86,6% da produção de gás natural em maio. Os campos operados pela Petrobras, em consórcio com outras empresas ou não, foram responsáveis por 89,64% do total produzido. No total, a produção teve origem em 5.999 poços, sendo 500 marítimos e 5.499 terrestres.

O Campo de Tupi, localizado no pré-sal da Bacia de Santos, foi o maior produtor de petróleo e gás em maio, registrando 835,37 mil barris por dia de petróleo e 40,61 milhões de metros cúbicos diários de gás natural. A FPSO (Unidade Flutuante de Armazenamento e Transferência) Guanabara, localizada na jazida compartilhada de Mero, foi a instalação com maior produção, alcançando 170,583 mil barris por dia de petróleo e 10,82 milhões de metros cúbicos diários de gás.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!