Febraban alerta para golpes envolvendo o Programa Desenrola Brasil que beneficia devedores

Criminosos se aproveitam do novo programa para aplicar golpes utilizando links falsos e engenharia social

Publicidade

Mais lidas

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu um alerta sobre golpes relacionados ao Programa Desenrola Brasil, que entrou em vigor no último dia 17. O programa tem como principal objetivo reintroduzir pessoas com restrição de crédito na economia, possibilitando melhores condições de renegociação de dívidas bancárias.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo a Febraban, criminosos estão se aproveitando da implementação do programa para aplicar golpes, utilizando links falsos e técnicas de engenharia social, a fim de obter dados confidenciais dos usuários e realizar transações financeiras fraudulentas.

A primeira fase do programa permite que instituições financeiras removam o nome de pessoas com débitos de até R$ 100. No entanto, a dívida em si não é perdoada; o devedor apenas deixa de ter seu nome negativado e pode, assim, contrair novos empréstimos e realizar outras operações, como fechar contratos de aluguel. Além disso, o Desenrola Brasil também possibilita a renegociação de débitos com bancos para devedores com renda de até R$ 20 mil, abrangendo dívidas contraídas até 31 de dezembro do ano anterior.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, ressaltou a importância de os clientes não clicarem em links suspeitos recebidos por meio de aplicativos de mensagens, redes sociais ou patrocinados em sites de busca. Ele enfatizou a necessidade de os usuários entrarem em contato diretamente com seus bancos por canais oficiais e desconsiderarem propostas que solicitem envio de valores como forma de garantir melhores condições de renegociação.

A Febraban orienta que as pessoas interessadas em participar do Desenrola Brasil busquem informações exclusivamente nos canais oficiais dos bancos participantes, como agências, internet banking ou aplicativos bancários. No caso do internet banking, a entidade destaca que é importante que o usuário digite o endereço da instituição financeira manualmente para acessar o serviço.

Para evitar cair em golpes, a Febraban aconselha que, caso o cliente desconfie de alguma proposta ou valor apresentado, ele entre em contato com o banco através de seus canais oficiais. Além disso, somente após a formalização de um contrato de renegociação é que o usuário pode ter valores debitados de sua conta, nas datas acordadas. A entidade também ressalta a importância de verificar cuidadosamente a instituição financeira ao efetuar o pagamento de boletos, garantindo que a pendência seja, de fato, quitada corretamente.

A Febraban reforça que não envia comunicados para renegociação de dívidas no âmbito do Desenrola Brasil. Portanto, caso o cliente receba qualquer mensagem com o logotipo da entidade ou de bancos, é essencial descartá-la e contatar os canais oficiais da instituição financeira, como agência, internet banking e aplicativo bancário, para esclarecimentos. A cautela e a verificação rigorosa são fundamentais para evitar fraudes e proteger-se contra a ação dos criminosos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!