Agricultura familiar no Brasil: O 8º maior produtor mundial de alimentos

Anuário Estatístico da Agricultura Familiar 2023 revela dados surpreendentes sobre o setor, destacando sua importância na economia e abastecimento interno.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
4 Min Read
- PUBLICIDADE -

No último dia 25 de julho, em celebração ao Dia Internacional da Agricultura Familiar, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgou o Anuário Estatístico da Agricultura Familiar 2023. Os números revelados pela pesquisa apontam que, caso todos os agricultores familiares do Brasil formassem uma nação independente, ela seria o oitavo maior produtor de alimentos do mundo.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Com base em pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o objetivo do anuário é demonstrar a relevante participação da agricultura familiar na produção agrícola nacional, além de enfatizar seu papel vital no abastecimento do mercado interno e na sustentabilidade ambiental.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O setor da agricultura familiar engloba 3,9 milhões de propriedades no país, o que representa cerca de 77% de todos os estabelecimentos agrícolas brasileiros. Essas propriedades ocupam uma área de aproximadamente 80,8 milhões de hectares, equivalente a quase todo o território do estado do Mato Grosso.

A agricultura familiar é responsável por uma fatia significativa da produção agropecuária do Brasil, contribuindo com 23% do valor bruto do setor. Além disso, o campo emprega cerca de 67% da força de trabalho ocupada no país, totalizando 10,1 milhões de trabalhadores, com maior concentração no Nordeste, seguido pelas regiões Sudeste, Sul, Norte e Centro-Oeste.

Um aspecto notável é que na agricultura familiar, tanto a produção de alimentos quanto a gestão da propriedade são predominantemente conduzidas pelas famílias dos agricultores, evidenciando o papel central que esses produtores desempenham na produção de alimentos saudáveis e no manejo sustentável dos recursos naturais.

Aristides Santos, presidente da Contag, enfatiza que conhecer os números da agricultura familiar é fundamental para o desenvolvimento do setor. Ele destaca que além de evidenciar a importância estratégica dessa atividade para toda a sociedade, a compilação dos dados no anuário busca contribuir para o debate sobre o papel da agricultura familiar no desenvolvimento do país, bem como valorizar e reconhecer os sujeitos e entidades representativas envolvidos.

A relevância econômica da agricultura familiar também merece destaque. De acordo com a Contag, esse segmento responde por 40% da renda da população economicamente ativa em 90% dos municípios com até 20 mil habitantes, os quais representam 68% do total do país. Dessa forma, o setor contribui para movimentar a economia em pequenas cidades rurais, gerando empregos e aumentando a renda disponível.

Para impulsionar ainda mais a agricultura familiar, o governo lançou recentemente o Plano Safra da Agricultura Familiar 2023/2024, destinando R$ 71,6 bilhões ao crédito rural no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Esse montante representa um aumento de 34% em relação ao valor anunciado na safra anterior, marcando o maior investimento da série histórica.

A divulgação do Anuário Estatístico da Agricultura Familiar 2023 e o lançamento do Plano Safra demonstram o reconhecimento da importância da agricultura familiar no Brasil, incentivando o setor a crescer e contribuir ainda mais para a segurança alimentar e o desenvolvimento socioeconômico do país.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!