Frota de motocicletas cresce 42% em uma década e atinge 35 milhões no Brasil

Alagoas, Amazonas e Bahia lideram aumento de condutores habilitados; país é o 6º maior fabricante mundial, segundo a Abraciclo.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 minuto(s) de leitura

A frota de motocicletas no Brasil cresceu 42% entre 2015 e 2024, alcançando o total de 35 milhões de veículos de duas rodas em circulação no país. Os dados são da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), que também aponta a consolidação do Brasil como o sexto maior fabricante de motocicletas do mundo.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Atualmente, o país produz anualmente cerca de 1,8 milhão de unidades, com mais de 40 milhões de brasileiros habilitados a conduzir esse tipo de veículo. O aumento no número de condutores e na frota tem refletido uma tendência de maior adesão às motocicletas como meio de transporte, especialmente em regiões fora dos grandes centros urbanos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Nos últimos dez anos, os estados que mais se destacaram no crescimento de condutores habilitados foram Alagoas (86,3%), Amazonas (79,7%) e Bahia (62,6%). Esses dados evidenciam a interiorização do uso das motocicletas e seu papel cada vez mais importante na mobilidade regional.

“O levantamento revela que esse avanço não se limita aos maiores centros urbanos nacionais: Alagoas, Amazonas, Bahia e Piauí lideram a lista, demonstrando que o uso da motocicleta tem se expandido por diversas regiões do país, especialmente fora dos principais polos econômicos”, ressaltou a Abraciclo, em nota.

O uso crescente de motocicletas está associado a fatores como o custo mais baixo em comparação a carros, agilidade no trânsito e expansão de serviços de entrega. A tendência reforça a importância de políticas públicas voltadas à segurança viária e à infraestrutura para esse tipo de transporte.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -