O cinema brasileiro fez história no Oscar 2025 com a vitória do filme “Ainda Estou Aqui” na categoria de Melhor Filme Internacional. Dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, o longa marca o retorno do Brasil à disputa da categoria após 26 anos e garante a primeira estatueta da premiação para o país.
Esta foi a quinta vez que um filme brasileiro concorreu na categoria, e “Ainda Estou Aqui” superou concorrentes de peso, incluindo “Emilia Pérez” (França), musical que liderava as indicações deste ano, “A Semente do Fruto Sagrado” (Alemanha), “Flow” (Letônia) e “A Garota da Agulha” (Dinamarca). Dentre os indicados, apenas “Emilia Pérez” e “Flow” haviam recebido reconhecimentos em outras premiações. Apesar disso, críticos de publicações como Variety e The Hollywood Reporter já apontavam “Ainda Estou Aqui” como favorito ao prêmio.
Ao receber a estatueta, Walter Salles emocionou o público ao dedicar a vitória “a duas mulheres incríveis”: Fernanda Torres, que também concorre na categoria de Melhor Atriz, e Fernanda Montenegro, que faz uma participação especial na produção e foi a protagonista de “Central do Brasil”, filme que levou Salles ao Oscar pela primeira vez em 1999.
Veja também
A noite pode ser ainda mais memorável para o cinema nacional, pois “Ainda Estou Aqui” também concorre nas categorias de Melhor Filme e Melhor Atriz, com Fernanda Torres.
A história de “Ainda Estou Aqui”
Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, “Ainda Estou Aqui” se passa nos anos 1970, em meio ao período mais severo da ditadura militar no Brasil. O filme acompanha a trajetória da família Paiva, formada por Rubens (Selton Mello), Eunice (Fernanda Torres) e seus filhos, e retrata a dor e a luta de uma mãe que busca respostas após o desaparecimento do marido, Rubens Paiva, levado por militares e nunca mais visto.
O elenco também conta com Valentina Herszage (“Elas por Elas”), Maeve Jinkings (“Pedágio”), Antonio Saboia (“Deserto Particular”), Olívia Torres (“Continente”), Humberto Carrão (“Aquarius”), Dan Stulbach (“Mulheres Apaixonadas”), Charles Fricks (“Terra e Paixão”), Luiz Bertazzo (“Baby”), Caio Horowicz (“Boca a Boca”) e Daniel Dantas (“Pega Pega”).