Ministro Luis Roberto Barroso é eleito presidente do STF e assumirá cargo em setembro

Posse está marcada para o dia 28 de setembro; Barroso assume após a aposentadoria da ministra Rosa Weber

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
1 Min Read
- PUBLICIDADE -

Nesta quarta-feira (9), o ministro Luis Roberto Barroso foi escolhido como o próximo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) em uma eleição simbólica realizada pelo plenário da Corte. O atual vice-presidente, Barroso, assumirá o cargo após a ministra Rosa Weber, a atual presidente, completar 75 anos e atingir a idade de aposentadoria compulsória, em setembro. A posse do novo presidente está agendada para o dia 28 de setembro.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Barroso, que ocupou a posição de vice-presidente, se mostrou honrado e consciente do peso da responsabilidade que lhe foi confiada. “Recebo com imensa humildade essa tarefa que me é confiada e pretendo dignificar a cadeira”, afirmou o futuro presidente, ao ser saudado pela eleição.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A sucessão de Barroso no cargo de vice-presidente será ocupada por Edson Fachin, reforçando a importância da renovação de lideranças dentro do STF.

A eleição de Barroso é um marco significativo no cenário judiciário, uma vez que a saída da ministra Rosa Weber abrirá espaço para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fazer sua segunda indicação para a Corte durante seu terceiro mandato. O primeiro indicado pelo presidente foi o ministro Cristiano Zanin.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!