O influenciador Raphael Sousa Oliveira, dono da página “Choquei”, foi preso na manhã desta quarta-feira (15) durante uma operação da Polícia Federal em Goiânia. A ação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa suspeita de envolvimento em lavagem de dinheiro e outras transações ilegais que somam mais de R$ 1,6 bilhão.
Além do influenciador, também foram presos os cantores MC Ryan SP e MC Poze do Rodo, que figuram entre os investigados. Até o momento, as autoridades não detalharam qual seria a participação de cada um no esquema.
Com mais de 27 milhões de seguidores no Instagram, a página “Choquei” é uma das maiores do país no segmento de entretenimento e notícias virais. O influenciador também foi alvo de mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça.
Veja também
De acordo com a Polícia Federal, o grupo utilizava um esquema estruturado para ocultar e dissimular a origem de recursos ilícitos. Entre as práticas identificadas estão operações financeiras de alto valor, transporte de dinheiro em espécie e o uso de criptoativos para dificultar o rastreamento dos valores.
A operação mobiliza mais de 200 policiais federais, que cumprem 45 mandados de busca e apreensão e 39 mandados de prisão temporária em diversos estados do país, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Espírito Santo, Maranhão, Santa Catarina, Paraná, Goiás e no Distrito Federal.
As investigações seguem em andamento, e a Polícia Federal não descarta novas prisões, além do avanço de outras fases da operação nos próximos dias.



