O deputado federal e líder do Governo na Câmara, José Guimarães, deu mais um passo na consolidação de sua pré-candidatura ao Senado Federal ao comandar, neste sábado (31), um encontro regional em Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe. A reunião marcou o terceiro evento de uma série voltada à ampliação de apoios no interior do Ceará.
A plenária reuniu representantes políticos de 14 municípios da região e contou com a presença de quatro prefeitos em exercício, além de ex-prefeitos e lideranças locais. O cenário evidenciou o fortalecimento do diálogo com gestores municipais e o avanço da articulação política em torno do nome de Guimarães para a disputa de 2026.
O formato do encontro segue a mesma linha adotada recentemente em Quixeramobim, no Sertão Central, e em Itapipoca, no Litoral Norte. A estratégia aposta na realização de plenárias regionais como forma de ampliar capilaridade política, demonstrar coesão da base governista e ocupar, de forma organizada, diferentes territórios do estado.
Veja também
Diferentemente de eventos restritos ao Partido dos Trabalhadores, a reunião no Vale do Jaguaribe teve caráter mais amplo, reunindo lideranças de partidos aliados. A presença plural reforçou a imagem de Guimarães como um articulador com trânsito em diferentes campos políticos, capaz de dialogar além da própria legenda.
Nos bastidores, o movimento tem como objetivo estruturar uma base sólida de prefeitos e lideranças municipais para os próximos anos, conectando pautas locais a investimentos do Governo Federal e às ações da gestão do governador Elmano de Freitas. A articulação também busca alinhar forças em torno do projeto político liderado pelo presidente Lula.
Durante o encontro, o discurso de Guimarães destacou a importância da correlação de forças no Congresso Nacional e defendeu um Senado comprometido com políticas de desenvolvimento regional, capazes de impulsionar obras, programas sociais e investimentos estruturantes para o Ceará.
Com a rápida passagem por diferentes regiões do estado, o parlamentar tenta reduzir resistências internas e externas, posicionando-se como um nome de convergência dentro do campo governista. A agenda de encontros regionais deve continuar nos próximos meses, com visitas programadas às demais macrorregiões cearenses.



