Operação Eleições contará com mais de dez mil profissionais das Forças de Segurança do Estado

Só de reforço serão 4.200 policiais que se somarão ao efetivo ostensivo geral.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
6 Min Read
- PUBLICIDADE -

Durante a realização da Operação Eleições 2020, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) empregará um efetivo de mais de dez mil profissionais de segurança que atuarão com o intuito de possibilitar que o pleito em todos os municípios cearenses ocorra com normalidade. Durante o sábado (14) e o domingo (15), o secretário da SSPDS, Sandro Caron, e os chefes das instituições vinculadas à pasta estarão presentes no Gabinete de Gestão e Eventos Complexos (GGEC), onde acompanharão as ações e possíveis ocorrências registradas no Estado.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Estamos com um efetivo recorde, com um trabalho integrado entre as forças de segurança do Estado e demais forças parceiras. Todos os comandos da Secretaria e das instituições a ela vinculadas estarão em permanente plantão durante todo o fim de semana na sede da pasta”, destacou o secretário da SSPDS.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) serão empregados em torno de nove mil policiais militares durante o primeiro turno das eleições. Só de reforço serão 4.200 policiais que se somarão ao efetivo ostensivo geral. A divisão operacional da tropa ocorreu conforme a necessidade de cada região, ampliando a área de cobertura na Capital, Região Metropolitana de Fortaleza e Interior do Estado. O envio dos profissionais de segurança para municípios do Interior, ocorreu nessa quinta-feira (12). Como medida de segurança, a corporação realizou exames de testagem para a Covid-19 em todos os policiais militares. Ao retornarem, na próxima segunda-feira (16), os homens e mulheres serão novamente submetidos a exames para a detecção da doença.

Já a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) ampliará o funcionamento de suas delegacias. No total, serão 764 policiais civis em 156 viaturas. Todas as delegacias da Região Metropolitana de Fortaleza e do Interior do Estado funcionarão no próximo domingo durante o primeiro turno. Em Fortaleza, funcionarão os polos plantonistas. Os crimes eleitorais flagrados em Fortaleza, na RMF e nas cidades que possuem base da Polícia Federal serão registrados na PF. A PCCE poderá lavrar auto de flagrante pela prática de crimes eleitorais nos locais onde não houver base do polo da Polícia Federal.

Já as ocorrências cotidianas e de crimes não relacionados ao pleito eleitoral, serão encaminhados para as delegacias da Polícia Civil. Em Fortaleza, funcionarão 2º, 7º, 10º, 13º, 30º, 32º e 34º Distritos Policiais, além do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). Já na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), além das delegacias plantonistas Maracanaú, Caucaia, Eusébio e Horizonte, funcionarão, excepcionalmente, no domingo, as delegacias de Aquiraz, Pacatuba, Guaiúba, Itaitinga, Maranguape, Pindoretama, Cascavel, São Gonçalo do Amarante, Pacajus, Chorozinho e Paracuru. Já no Interior do Estado, todas as delegacias municipais e regionais funcionarão.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará atuará em suas unidades operacionais no Estado com um incremento de 265 militares, em 69 viaturas, como auto bomba tanque, de salvamento e ambulâncias. Todas as guarnições estão a postos para o atendimento de ocorrências bombeirísticas. Já a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), em seus núcleos, contará com o total de 95 homens e mulheres entre servidores e terceirizados. Estarão à disposição ainda 23 viaturas da Pefoce.

Apoio aéreo

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança disponibilizará aeronaves e equipes 24 horas por dias durante a Operação Eleições 2020. No domingo, ainda serão disponibilizadas mais duas aeronaves para pronto emprego em todo o Estado. Cerca de 50 profissionais da coordenadoria, por dia de operação, estarão a postos para reforçar a segurança pública em todo Estado. A Ciopaer possui bases em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral.

Os helicópteros darão apoio às equipes da segurança pública em solo neste pleito eleitoral, funcionando como plataforma de observação, monitorando pessoas e veículos suspeitos, bem como agindo preventivamente no combate a criminalidade. O objetivo da operação é garantir tranquilidade à população nesse período eleitoral com o emprego de aeronaves multimissão, capazes de atender demandas diversas, tais como patrulhamentos e resgates.

“A Operação Eleições 2020 já está em andamento. As várias instituições vinculadas à Secretaria já haviam concluído seu planejamento há bastante tempo, com um reforço de efetivo atuando na segurança do pleito de 2020 aqui no Ceará. Há também a Ciopaer que estará presente com todas as suas bases operacionais. Desde ontem, todas as aeronaves já estão prontas para a utilização em qualquer demanda referente à eleição”, reforçou Sandro Caron.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!