Agricultores familiares do Ceará devem realizar inscrições para o Garantia Safra 2023/2024

Inscrições abertas para programa de Seguro Agrícola que ampara produtores em caso de perdas significativas de produção.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
4 Min Read
- PUBLICIDADE -

Os agricultores familiares do estado do Ceará têm a oportunidade de garantir um apoio essencial para suas atividades agrícolas ao se inscreverem no Garantia Safra 2023/2024. Com o objetivo de assegurar proteção em casos de perdas significativas de produção, o programa está com inscrições abertas até o final deste ano, proporcionando uma rede de segurança para as famílias rurais.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

De acordo com informações fornecidas pela Coordenadoria de Crédito Rural da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), as inscrições para o Garantia Safra estão sendo conduzidas nas próprias comunidades rurais, facilitando o acesso dos agricultores familiares ao programa. Técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e representantes dos sindicatos de trabalhadores rurais estão envolvidos no processo de inscrição, garantindo que os agricultores possam se inscrever de maneira eficiente.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Segundo Sidney Ramos, técnico da Cocred, a inscrição e validação dos agricultores acontecem exclusivamente nas comunidades. O processo é dividido em duas regiões no estado, levando em consideração fatores como o calendário de plantio dos municípios, o clima e o início das chuvas. A região I tem até 21 de novembro para realizar as inscrições, enquanto a região II tem prazo até 20 de dezembro de 2023. Muitos municípios contam com o apoio das secretarias municipais de agricultura para garantir que o processo seja eficaz.

O Garantia Safra é destinado a agricultores familiares que cultivam entre 0,6 e 5 hectares de culturas como arroz, feijão, milho, algodão e/ou mandioca, em áreas não irrigadas, e que não possuam renda familiar mensal superior a um salário mínimo. O programa oferece amparo aos agricultores que enfrentam perdas de produção em seus municípios, igual ou superior a 50%.

O financiamento dos benefícios é proporcionado pelo Fundo Garantia Safra, com contribuições compartilhadas entre os agricultores e diferentes instâncias governamentais. Cada agricultor contribui com R$ 24, o equivalente a 2% do valor total, enquanto os municípios, estados e União também participam, garantindo a sustentabilidade do programa.

O acompanhamento do desenvolvimento do plantio e a avaliação de perdas significativas são realizados pelas prefeituras. Em caso de perdas consideráveis, a prefeitura comunica o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), ativando o pagamento do seguro.

É importante ressaltar que o acesso ao programa requer que as prefeituras e o governo estadual já tenham aderido ao Garantia Safra e estejam em dia com o pagamento dos recursos ao fundo. Dessa forma, o pagamento do seguro aos agricultores familiares é agilizado, oferecendo suporte crucial para essas famílias que desempenham um papel vital na economia agrícola do Ceará.

O Garantia Safra representa não apenas uma rede de proteção financeira para os agricultores familiares, mas também um compromisso do estado em apoiar e fortalecer a agricultura familiar, que desempenha um papel vital na segurança alimentar e no desenvolvimento sustentável da região.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!