O prazo para as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 termina às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira, 6 de junho. Os candidatos devem se inscrever exclusivamente pela Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável por todas as etapas do exame.
Nas redes sociais, o Inep divulgou um vídeo tutorial com o passo a passo para a realização da inscrição.
Quem deve se inscrever
Mesmo os participantes que tiveram isenção da taxa de inscrição aprovada ou justificaram ausência em 2024 com sucesso devem se inscrever normalmente. Estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública, embora tenham inscrição pré-preenchida, precisam atualizar os dados e confirmar o interesse em participar do exame. Esse grupo está isento do pagamento da taxa.
O Enem 2025 volta a oferecer a possibilidade de certificação do ensino médio. Poderão usar o exame para esse fim candidatos com mais de 18 anos que não concluíram essa etapa escolar, desde que atinjam, em cada área do conhecimento, nota igual ou superior a 450 pontos e obtenham pelo menos 500 pontos na redação.
Também é permitida a participação de “treineiros”, ou seja, estudantes que ainda não concluíram ou não estão cursando o ensino médio e desejam apenas testar seus conhecimentos.
Atendimento especializado e nome social
Hoje também se encerra o prazo para solicitar atendimento especializado e tratamento por nome social. A solicitação deve ser feita no ato da inscrição, com apresentação de documentação comprobatória no caso do atendimento especializado.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), candidatos que tiveram pedidos aprovados entre 2021 e 2024 não precisam reenviar os documentos, desde que não tenham mudado de condição.
O edital do Enem 2025 está disponível em Libras, com todas as regras traduzidas para a Língua Brasileira de Sinais. O vídeo está disponível no canal oficial do Inep no YouTube.
Para o tratamento por nome social, a opção é voltada a pessoas travestis, transexuais ou transgêneros que se identificam com outro gênero. O nome social deve coincidir com o registrado na Receita Federal e será utilizado em todos os documentos oficiais do Enem.
Pagamento da taxa
Candidatos não isentos precisam efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 85, até a próxima quarta-feira, 11 de junho. O pagamento pode ser feito via boleto, Pix, cartão de crédito ou débito em conta. O boleto é gerado na Página do Participante após a finalização da inscrição e inclui QR Code para pagamento por Pix.
Veja também
Não será gerado boleto para dois grupos específicos:
- Estudantes do ensino médio da rede pública, regularmente matriculados e concluintes em 2025;
- Inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) que vão utilizar o Enem para tentar obter o certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência.
Aplicação das provas
As provas do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o país. Nos municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, por conta da realização da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), as provas serão realizadas em 30 de novembro e 7 de dezembro.
A estrutura da avaliação será mantida: quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação dissertativa-argumentativa.
- 1º dia (9/11): redação, língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol) – duração: 5h30
- 2º dia (16/11): matemática e ciências da natureza (química, física e biologia) – duração: 5h
Importância do Enem
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Os resultados são utilizados em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além de permitir o acesso a diversas universidades públicas e privadas no país e até no exterior.
Mais informações e o edital completo estão disponíveis no site do Inep: enem.inep.gov.br.