Grupo de brasileiros repatriados da Faixa de Gaza chega ao Brasil em voo da FAB

Aeronave KC-30 pousa em Brasília após 15 horas de voo, trazendo 48 pessoas, incluindo 11 com dupla cidadania e 37 palestinos, parentes de brasileiros. Autoridades brasileiras recebem o grupo na Base Aérea.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 Min Read
- PUBLICIDADE -

Na madrugada desta segunda-feira (11), um novo grupo de brasileiros foi repatriado da Faixa de Gaza, chegando ao Brasil em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave KC-30 decolou do Cairo, capital do Egito, às 19h03 (hora local) de domingo (10) e pousou às 3h47 na Base Aérea de Brasília. O grupo, composto por 48 pessoas, foi recebido por autoridades brasileiras e passará os primeiros dias em Brasília, recebendo apoio psicológico, imunização e auxílio na documentação. Entre os repatriados, 11 possuem dupla cidadania (Brasil-Palestina), e 37 são palestinos, parentes de cidadãos brasileiros. O grupo é diversificado, incluindo 27 crianças e adolescentes, 17 mulheres (duas idosas) e quatro homens adultos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

No último sábado (9), o grupo recebeu autorização para cruzar a fronteira de Rafah, no sul de Gaza, em direção ao Egito, de onde seguiram de ônibus até o Cairo. Na capital egípcia, foram recebidos por diplomatas brasileiros e embarcaram para o Brasil. Segundo informações do Itamaraty, 24 pessoas da lista de 102 enviada pelo Brasil às autoridades israelenses não obtiveram autorização para cruzar a fronteira, incluindo sete palestino-brasileiros. As razões para a negação não foram informadas pelo governo brasileiro.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O secretário nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), André Quintão, afirmou que, inicialmente, os repatriados passarão de dois a três dias em Brasília, recebendo apoio psicológico, imunização e estabelecendo contato com familiares. Alguns serão direcionados às casas de familiares e amigos, enquanto aqueles sem referência serão abrigados no Sistema de Assistência Social.

Uma das repatriadas, Yasmeen Rabee, relatou as dificuldades em Gaza, onde sua casa foi bombardeada, deixando-os sem comida e moradia fixa. Ela expressou a terrível situação na região, mencionando a perda de amigos, tia e filhos dela. Desde o início da guerra entre Israel e o Hamas em outubro, o governo brasileiro já repatriou 1.524 brasileiros e palestino-brasileiros da Faixa de Gaza e de cidades israelenses, realizando 11 voos pela Operação Voltando em Paz. O primeiro grupo, composto por 32 brasileiros, desembarcou em 13 de novembro e foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!