Depois de 20 anos, hospital em Itapipoca deve ficar pronto

Além de Itapipoca, o hospital poderá atender cidades vizinhas.

Publicidade

Mais lidas

Itapipoca é a segunda cidade da região norte do estado com o maior número de casos de Covid-19 confirmados e já ultrapassou a cidade de Sobral em óbitos, segundo a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, são 19 mortes no município.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com estrutura pronta desde 2014, o local irá funcionar o Hospital Regional de Itapipoca. A Secretaria de Saúde de Itapipoca ainda não divulgou o prazo para a inauguração do hospital. Até o momento, alguns equipamentos foram solicitados; respiradores, materiais hospitalares e de mobília que serão enviados de Fortaleza e de outros estados para Itapipoca. No hospital irá funcionar uma ala para atendimento de pacientes com Covid-19.

De acordo com o engenheiro da prefeitura de Itapipoca, Luís Porfírio, o hospital já tem estrutura concluída mas necessita de reparos nas paredes, calhas, revestimentos, portas e há problemas com mofos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Pertencente à Fundação Amadeu Filomeno, a estrutura do hospital foi construída com dinheiro do Fundo Nacional de Saúde, por meio de emendas parlamentares. O projeto foi lançado em 1992 e orçado em cruzeiros, posto que o real ainda nem existia. Ao todo, segundo a própria fundação, a obra custou R$ 19,8 milhões de recursos federais, além de R$ 1,6 milhão oriundos do Governo do Ceará, que custeou obras de infraestrutura para o local.

Atual presidente da Fundação Amadeu Filomeno, Silveira Ponte informou que o hospital ainda não foi inaugurado por “falta de equipamentos e de recursos para a manutenção durante os cinco primeiros meses de funcionamento”. Ele afirmou, ainda, que está em negociação com outra Organização não Governamental (ONG) para equipar, custear e administrar o equipamento, com o objetivo de começar a atender a população ainda neste ano.

A Secretaria de Saúde do Ceará, porém, informou que os equipamentos destinados ao hospital foram repassados para unidades da rede estadual pelo fato de a obra ainda não ter sido concluída. A pasta diz também que o Estado apenas construiu a “subestação elétrica e a parte da estrutura da unidade”, mas que não é responsável pelo custeio e manutenção do equipamento.

De acordo com a Prefeitura de Itapipoca, até a noite desta terça-feira (12), são 303 casos confirmados, 294 descartados, 907 suspeitos, 19 óbitos, e 32 pacientes recuperados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!