Ministra do STJ convoca audiência pública para debater uso medicinal da maconha no Brasil

Decisão busca uniformizar entendimento sobre autorização para cultivo de cannabis em território nacional

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 Min Read
- PUBLICIDADE -

A ministra Regina Helena Costa, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), convocou uma audiência pública agendada para o dia 25 de abril, às 10h, com o objetivo de discutir a possível autorização para a utilização de partes da planta cannabis sativa, conhecida como maconha, na produção de medicamentos no Brasil.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Em março, o STJ suspendeu todas as ações individuais e coletivas em trâmite no país que abordavam pedidos de autorização para importar variedades de maconha com o propósito de cultivo por empresas, destinadas à produção de medicamentos. Esta medida foi tomada com o intuito de destacar o tema para uma discussão mais ampla, visando estabelecer um parâmetro uniforme a ser seguido por todo o Judiciário brasileiro.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O ponto central deste debate gira em torno da possibilidade de empresas importarem e cultivarem variedades de cannabis com baixo teor de THC, o componente psicoativo da planta, e altos índices de CBD, substância com potencial terapêutico e baixo efeito psicoativo. Atualmente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autoriza a importação e comercialização de produtos à base de CBD, porém veta a importação da planta in natura, assim como seu cultivo para fins comerciais.

Diante dessa aparente contradição, diversas empresas têm buscado a intervenção do Judiciário, alegando que a restrição da Anvisa favorece fabricantes estrangeiros em detrimento das empresas nacionais, aumentando os custos dos produtos no mercado brasileiro.

A relatora no STJ destacou a controvérsia do tema, enfatizando que mesmo uma eventual flexibilização para o cultivo de espécies com baixo THC e alto CBD demandaria uma série de medidas judiciais e administrativas.

A audiência pública convocada pela ministra envolveu diversas entidades, incluindo a Secretaria Antidrogas do Ministério da Justiça, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, o Conselho Federal de Medicina e a Sociedade Brasileira de Estudos da Cannabis Sativa, para manifestarem suas opiniões sobre o assunto.

O STJ pretende decidir, após a audiência pública, se o cultivo de maconha com baixo THC, sem potencial para produção de drogas ilícitas, viola a Lei de Drogas e as convenções internacionais relacionadas ao tema. A decisão será tomada após o devido processo de discussão e análise das manifestações apresentadas pelas partes interessadas.

Os interessados em participar da audiência pública devem encaminhar requerimento até 11 de março para o e-mail [email protected], indicando o posicionamento jurídico que pretendem defender, a justificativa para sua participação, o currículo do expositor e os recursos que pretendem utilizar durante o evento.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!