Os brasileiros têm até esta quarta-feira (6) para solicitar a emissão do primeiro título de eleitor ou regularizar pendências junto à Justiça Eleitoral. O prazo é válido em todo o país e vale para quem precisa atualizar a situação cadastral antes das Eleições 2026, previstas para outubro.
O atendimento pode ser realizado presencialmente nos cartórios eleitorais ou de forma on-line, por meio do sistema de autoatendimento da Justiça Eleitoral do Brasil, disponível para eleitores que já possuem biometria cadastrada.
Entre os serviços disponíveis dentro do prazo estão a emissão do primeiro título (alistamento eleitoral), a transferência de domicílio eleitoral, a revisão de dados pessoais e a regularização de pendências.
Quem não resolver a situação até o prazo final ficará impedido de votar nas próximas eleições. Além disso, poderá enfrentar restrições administrativas, como dificuldades para emitir documentos oficiais, assumir cargos públicos ou realizar matrícula em instituições de ensino públicas.
Veja também
Cadastro será fechado após o prazo
De acordo com a legislação eleitoral brasileira, nenhum pedido de inscrição ou transferência pode ser realizado nos 150 dias que antecedem o pleito. Com isso, a partir de 7 de maio, o cadastro eleitoral será suspenso em todo o país, tanto no atendimento presencial quanto online, permanecendo fechado até novembro de 2026.
Quem deve ficar atento
Devem procurar regularizar a situação dentro do prazo:
- Jovens que vão votar pela primeira vez;
- Eleitores que mudaram de cidade e precisam transferir o título;
- Pessoas com o título cancelado ou com pendências;
- Cidadãos que precisam atualizar dados cadastrais.
A recomendação é que os eleitores não deixem para a última hora, evitando filas e possíveis instabilidades no sistema eletrônico.



