Contribuintes que pagaram Imposto de Renda sobre pensão alimentícia podem solicitar ressarcimento, informa DPU

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 Min Read
- PUBLICIDADE -

Os contribuintes que, nos últimos cinco anos, receberam pensão alimentícia e pagaram Imposto de Renda (IR) podem solicitar o ressarcimento do tributo, conforme esclareceu a Defensoria Pública da União (DPU). A orientação surge após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em outubro de 2022, que determinou a isenção de Imposto de Renda sobre pensões alimentícias, considerando a bitributação inconstitucional e prejudicial às pessoas mais vulneráveis.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A partir da decisão do STF, os contribuintes devem declarar o recebimento de pensão alimentícia como “rendimentos isentos e não tributáveis”. Caso tenham declarado erroneamente nos últimos cinco anos, classificando os valores como “rendimentos tributáveis”, é necessário retificar a declaração de cada ano.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Para os casos em que a retificação resulte em um aumento no valor a restituir, a diferença será automaticamente depositada em um dos lotes residuais de restituição de anos anteriores. Por outro lado, se a correção reduzir o valor de imposto pago em determinado ano, será preciso fazer um pedido eletrônico de devolução por meio do programa Per/Dcomp, disponível no Centro de Atendimento Virtual ao Contribuinte (e-CAC).

É importante ressaltar que para quem paga pensão alimentícia, nada muda. O valor deve continuar a ser declarado anualmente, podendo ser deduzido ao adicionar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do beneficiário. O pagador pode deduzir até 100% do valor pago como pensão, desde que esteja estabelecido pela Justiça ou em escritura pública.

Além disso, o alimentante também pode deduzir outras despesas pagas ao filho, como gastos com saúde ou educação, desde que definidos por acordo judicial. Para mais informações sobre a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, os contribuintes podem acessar a página da Receita Federal na seção de perguntas frequentes. Em casos de necessidade, a Defensoria Pública da União pode prestar assistência aos que não têm condições de pagar por um advogado, com mais informações disponíveis em seu site oficial.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!