Inep publica edital do Enem 2025; inscrições começam em 26 de maio

Provas serão aplicadas em 9 e 16 de novembro; candidatos maiores de 18 anos poderão obter certificação do ensino médio com base no desempenho.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
4 minuto(s) de leitura
- PUBLICIDADE -

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (23), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. As inscrições estarão abertas entre os dias 26 de maio e 6 de junho, por meio da Página do Participante, no site do Inep.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Conforme anunciado anteriormente pelo ministro da Educação, Camilo Santana, o Enem voltará a oferecer certificação do ensino médio para participantes maiores de 18 anos que não concluíram a educação básica. Para obter o certificado, será necessário atingir, no mínimo, 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e nota acima de 500 na redação.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Aplicação das provas

As provas do Enem 2025 serão realizadas nos dias 9 e 16 de novembro em todo o Brasil, com exceção das cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde o exame será aplicado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), programada para ocorrer na capital paraense entre os dias 10 e 21 de novembro.

A estrutura do exame se mantém: serão quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, além da redação em língua portuguesa. No primeiro dia, os participantes responderão questões de linguagens, ciências humanas e farão a redação, com duração de 5h30. No segundo dia, serão aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza, com duração de 5h.

Os portões dos locais de prova abrirão às 12h e fecharão às 13h (horário de Brasília). As provas começam às 13h30, terminando às 19h no primeiro dia e às 18h30 no segundo.

Nome social e acessibilidade

Durante a inscrição, será possível solicitar o uso de nome social, voltado para pessoas transgênero, travestis e transexuais. O tratamento será concedido automaticamente com base nos dados da Receita Federal, sem necessidade de envio de documentos comprobatórios.

O edital também detalha os recursos de acessibilidade para candidatos com necessidades específicas. Podem solicitar atendimento especializado participantes com deficiências físicas, auditivas, visuais ou intelectuais, além de gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e pessoas com transtornos como TEA, dislexia e déficit de atenção, entre outros.

Taxa de inscrição e isenções

A taxa de inscrição será de R$ 85, com prazo para pagamento até o dia 11 de junho. O valor poderá ser quitado por meio de boleto bancário (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito ou débito em conta corrente ou poupança — dependendo da instituição financeira. Boletos não serão gerados para candidatos que usarão o Enem para certificação do ensino médio, estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e sejam concluintes do ensino médio em 2025.

Reaplicação

Candidatos que não puderem comparecer nos dias oficiais por motivos logísticos ou doenças infectocontagiosas terão direito à reaplicação das provas nos dias 16 e 17 de dezembro, mediante solicitação e análise dos casos pelo Inep.

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior público no Brasil, além de ser utilizado em programas como o Sisu, Prouni e Fies, e em universidades no exterior. A publicação do edital marca o início da preparação para milhões de estudantes que pretendem participar da edição de 2025.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -