O influenciador conservador norte-americano Charlie Kirk, de 31 anos, morreu nesta quarta-feira (10) após ser baleado durante um evento na Utah Valley University, em Orem, no estado de Utah. A informação foi confirmada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por meio de publicação na rede Truth Social.
“O grande, e até mesmo lendário, Charlie Kirk, está morto. Ninguém entendia ou tinha o coração da juventude dos Estados Unidos da América melhor do que Charlie”, escreveu Trump.
De acordo com a universidade, um disparo foi efetuado a partir de um prédio próximo ao local onde Kirk discursava para uma multidão ao ar livre. Um suspeito foi detido.
Veja também
Vídeos gravados por celulares e divulgados nas redes sociais mostram o momento em que Kirk, enquanto falava ao público, leva a mão ao pescoço e cai da cadeira após um estampido que parecia um tiro. Em seguida, os participantes entram em pânico e correm.
Charlie Kirk era um dos mais influentes aliados de Donald Trump e cofundador da Turning Point USA, considerada a maior organização conservadora de jovens dos Estados Unidos. A entidade e o ativista tiveram papel importante na mobilização de apoio da juventude ao ex-presidente durante as eleições. Seus eventos em campi universitários costumavam reunir grandes públicos.