Ex-secretária de Cultura de Uruburetama é denunciada por discriminação religiosa durante festa junina

Ministério Público do Estado do Ceará acusa Fernanda Mara Mota Braga Carneiro de proferir comentários discriminatórios durante apresentação de quadrilha junina

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 Min Read
- PUBLICIDADE -

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) denunciou, nesta segunda-feira (10/07), a ex-secretária de Cultura de Uruburetama, Fernanda Mara Mota Braga Carneiro, por suposta discriminação religiosa durante os festejos juninos de 2022. Segundo a denúncia, a ex-gestora teria proferido comentários discriminatórios durante a apresentação da quadrilha junina “Trem Maluco”, que abordava o casamento de noivos de religiões diferentes.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

De acordo com o MPCE, Fernanda Mara teria dito ao fundador da quadrilha, Cosmo de Andrade Alves: “Se eu soubesse que era desse jeito eu não teria convidado vocês”. Além disso, ela teria tentado interromper a apresentação e ordenado que o operador de som parasse o evento, alegando que esperava uma apresentação de quadrilha e não de candomblé.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A denunciada foi acusada com base no artigo 20 da Lei Federal nº 7.716/89, que considera crime “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. A pena prevista é de reclusão de um a três anos, além de multa.

O MPCE havia proposto um Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) à ex-secretária em maio de 2023, porém, Fernanda Mara não aceitou a proposta, o que levou à sua denúncia. Segundo o promotor de Justiça Edilson Izaias de Jesus Júnior, responsável pelo caso, a denunciada preenche os requisitos para a aplicação do ANPP, como a pena mínima do crime ser menor de quatro anos e a ausência de antecedentes criminais.

A denúncia do MPCE reforça a importância de combater a discriminação religiosa e o preconceito em todas as esferas da sociedade. A liberdade de crença e o respeito à diversidade religiosa são princípios fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O caso será agora analisado pela Justiça, que decidirá sobre a culpabilidade da ex-secretária de Cultura de Uruburetama.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!