INSS inicia pagamento da segunda parcela do 13º para quem recebe acima do mínimo

Beneficiários com valores superiores ao salário mínimo começam a receber nesta segunda-feira; pagamento segue até o dia 7 conforme o dígito final do NIS

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 Min Read
- PUBLICIDADE -

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham mais que um salário mínimo começam a receber nesta segunda-feira (3) a segunda parcela do décimo terceiro. O pagamento será efetuado até o próximo dia 7, conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Desde o dia 24 de maio, os beneficiários que recebem um salário mínimo começaram a receber a segunda parcela, e continuarão até o dia 8 de junho. Somando ambos os grupos, mais de 33,6 milhões de segurados do INSS receberão o benefício até o final desta semana.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Para consultar os valores e as datas de pagamento do décimo terceiro, os beneficiários podem acessar o aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e tablets, ou o site gov.br/meuinss. Aqueles sem acesso à internet podem ligar para o telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h, munidos do número do CPF e outros dados pessoais.

A antecipação do décimo terceiro foi decretada em março, marcando o quinto ano consecutivo de antecipação do benefício, prática iniciada em 2020 devido à pandemia de covid-19. Este ano, o pagamento da primeira parcela foi realizado entre abril e maio, e a segunda parcela, que corresponde à competência de maio, será paga entre o final de maio e o início de junho.

O Ministério da Previdência informa que o pagamento antecipado do décimo terceiro injetará R$ 67,6 bilhões na economia, dos quais R$ 33,92 bilhões correspondem à segunda parcela. A maioria dos beneficiários receberá 50% do décimo terceiro na segunda parcela, com exceções para novos beneficiários e aqueles que recebem benefícios por incapacidade temporária, cujo valor é calculado proporcionalmente.

Os segurados que recebem benefícios assistenciais, como o Bolsa Família, não têm direito ao décimo terceiro salário.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!