A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (26) que a bandeira tarifária permanecerá na cor amarela durante o mês de julho. Com a decisão, os consumidores atendidos pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) continuarão pagando um adicional de R$ 1,885 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos na conta de energia elétrica.
Segundo a agência reguladora, a manutenção da bandeira amarela ocorre em razão das condições climáticas típicas do período de estiagem, que reduzem a capacidade de geração das usinas hidrelétricas. Com menor volume de água nos reservatórios, torna-se necessário acionar usinas termelétricas, cuja produção de energia possui custo mais elevado.
Em nota, a Aneel destacou que o cenário permanece desfavorável para a geração hidrelétrica, exigindo o uso de fontes mais caras para assegurar o abastecimento de energia em todo o país.
Veja também
Como funciona o sistema de bandeiras
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias foi desenvolvido para indicar aos consumidores o custo real da geração de energia elétrica no Brasil. A cor da bandeira é definida mensalmente conforme as condições de operação do sistema elétrico nacional e o custo estimado para produzir energia.
A avaliação é realizada com base em estudos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável por analisar a disponibilidade das fontes de geração e planejar o atendimento à demanda de energia.
Quando a bandeira é verde, não há cobrança adicional na conta de luz. Já as bandeiras amarela e vermelha representam custos maiores de geração e, por isso, incluem cobranças extras sobre o consumo.
Valores das bandeiras tarifárias
Atualmente, os acréscimos são os seguintes:
- Bandeira verde: sem cobrança adicional;
- Bandeira amarela: acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kWh consumidos;
- Bandeira vermelha – Patamar 1: adicional de R$ 4,46 por 100 kWh;
- Bandeira vermelha – Patamar 2: adicional de R$ 7,87 por 100 kWh consumidos.
A Aneel orienta os consumidores a adotarem medidas de uso consciente da energia elétrica, especialmente durante o período seco, contribuindo para reduzir o consumo e minimizar o impacto da cobrança adicional na conta de luz.



