Lula embarca para participar da Cúpula Celac-União Europeia em Bruxelas

Presidente levará propostas de cooperação mútua e discutirá acordo de livre-comércio entre Mercosul e União Europeia

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 Min Read
- PUBLICIDADE -

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva partirá neste sábado (15) em direção a Bruxelas, na Bélgica, para participar da Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia. O embarque está previsto para às 22h, na Base Aérea de Brasília, com uma parada técnica para abastecimento no Aeroporto Internacional do Recife. A chegada na capital belga está programada para as 16h10, horário local, do dia 16, de acordo com a agenda oficial divulgada pelo Palácio do Planalto.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A cúpula contará com a presença de aproximadamente 60 líderes estrangeiros dos países que compõem os blocos, e ocorrerá oficialmente nos dias 17 e 18. A delegação brasileira levará propostas de estímulo à cooperação mútua nas áreas ambiental, energética e de defesa, além do combate à fome e aos crimes transnacionais.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Embora não seja um dos principais temas da Cúpula, as negociações para o acordo de livre-comércio entre os países do Mercosul e da União Europeia poderão ser objeto de discussão. O Mercosul é composto pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Segundo o Itamaraty, Lula apresentará a posição do Brasil em relação às últimas exigências da União Europeia para a assinatura do tratado, que incluem, entre outras coisas, a previsão de multas em caso de descumprimento de obrigações ambientais.

A agenda do presidente Lula ainda não está completamente definida, mas prevê reuniões e encontros com líderes políticos e empresariais europeus. Ele terá encontros com o rei da Bélgica, Philippe Léopold Louis Marie, e com o primeiro-ministro do país anfitrião, Alexandre De Croo. Compromissos também foram confirmados com representantes da Áustria e da Suécia.

No primeiro dia da cúpula, Lula participará do Fórum Empresarial União Europeia – América Latina pela manhã. À tarde, ocorrerá a sessão de abertura da Celac. No dia seguinte, acontecerá a Cúpula da Celac-União Europeia. O retorno a Brasília está previsto para quarta-feira (19).

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!