Senado aprova projeto que garante validade permanente de diagnóstico para autismo

Proposta segue para análise na Câmara dos Deputados após votação unânime na Comissão de Assuntos Sociais

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 Min Read
- PUBLICIDADE -

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (28), por unanimidade, um projeto de lei que visa tornar permanente a validade do diagnóstico que ateste o transtorno do espectro autista. Com essa medida, a exigência de reavaliação periódica do laudo médico, estabelecida pela Lei 12.764 de 2012, seria eliminada, trazendo alívio às famílias e responsáveis pelos cuidados de pessoas com autismo.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O projeto, proposto pelo senador Romário (RJ-PL), recebeu apoio unânime na CAS e agora segue para análise na Câmara dos Deputados. Caso aprovado, o texto alterará a legislação vigente, estabelecendo “a validade indeterminada do laudo que ateste o transtorno do espectro autista”, conforme ressaltou o relator da matéria, senador Flávio Arns (PSB-PR).

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Arns destacou que essa mudança atende a uma demanda crucial das famílias de pessoas com autismo, reduzindo a sobrecarga desnecessária causada pela necessidade de reavaliação periódica do diagnóstico. O parlamentar salientou que o processo de reavaliação é exaustivo, oneroso e gera considerável ansiedade tanto para as pessoas com autismo quanto para seus familiares.

O autismo, conforme definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é caracterizado por dificuldades na interação social e na comunicação, juntamente com padrões atípicos de atividades e comportamentos. Estima-se que essa condição afete uma em cada 100 crianças em todo o mundo, persistindo muitas vezes durante a vida adulta.

Por se tratar de uma proposta com caráter terminativo, o projeto pode seguir diretamente para apreciação na Câmara dos Deputados, a menos que haja um recurso assinado por pelo menos nove senadores dentro do prazo de cinco dias úteis. Esse processo simplificado permite uma tramitação mais ágil, enfatizando a importância dessa medida para a comunidade afetada pelo autismo.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!