Ministro da Justiça e Segurança Pública entrega carta de demissão ao presidente Lula

Lewandowski assume a decisão devido a questões pessoais e familiares, segundo informe

Maykon Coelho Maykon Coelho
2 minuto(s) de leitura
- PUBLICIDADE -

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, entregou uma carta de demissão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, justificando que questões pessoais e familiares o levaram a tomar a decisão. A carta deverá ser publicada na próxima edição do Diário Oficial da União (DOU).

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Em sua última agenda pública, Lewandowski participou de um evento ao lado do presidente, que marcou os três anos da trama golpista. Ele será substituído por Manoel Almeida, secretário-executivo da pasta, de forma interina.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Lewandowski escreveu na carta que exerceu as atribuições do cargo com zelo e dignidade, exigindo de si e de seus colaboradores o melhor desempenho possível em prol dos administrados. Ele agradeceu a Lula pela oportunidade de servir ao país, mesmo após ter se aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF).

O ministro destacou a “destravamento” das demarcações de terras indígenas, que ficaram paralisadas no país desde 2018. Ele também apontou o programa de implantação das câmeras corporais em agentes policiais, que teve adesão de 11 estados e investimentos de R$ 155,2 milhões em equipamentos.

Outros programas da pasta, como o Celular Seguro, Município Mais Seguro e leilão de bens apreendidos pelo crime organizado, foram lembrados pelo ministro. No campo dos direitos de crianças e adolescentes, Lewandowski citou a atualização da política de Classificação Indicativa, com criação da faixa de não recomendado a menores de 6 anos e adequações para o ambiente digital.

A saída de Lewandowski deixará para seu sucessor ou sucessora o desafio de fazer avançar uma das principais apostas do governo federal na área, que é a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Segurança Pública, que avançou no Congresso Nacional no fim do ano passado.

A demissão de Lewandowski será publicada na próxima edição do DOU, e Manoel Almeida assumirá a pasta de forma interina.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -